A iniciativa prepara os profissionais para lidar com a complexidade do atendimento a pacientes em surto psicótico
O treinamento ofertado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), em parceria com a Secretaria da Saúde de Lages, Polícia Militar e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), busca preparar os profissionais para lidar com a complexidade do atendimento a pacientes em surto psicótico, garantindo a segurança, o respeito e a promoção do bem-estar do paciente e da equipe.
O curso aconteceu na tarde dessa quarta-feira (21 de maio), no auditório da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) e contou com a participação de 70 profissionais. Durante o encontro houve abordagem relacionada a protocolos e técnicas, além de estudo de caso entre os participantes.
Dados do Ministério da Saúde revelam que os atendimentos para surto psicótico quase dobraram em cinco anos, ando de cinco milhões em 2020 para nove milhões no ano ado, um aumento de 80%. Este aumento está relacionado a diversos fatores, como: traumas, experiências de vida, questões orgânicas e psíquicas. Na maioria dos casos são causados por doenças psiquiátricas, estresse agudo (perda do emprego, término de relacionamento, luto), uso de substâncias psicóticas (álcool, droga, ilícitos), transtornos psiquiátricos descompensados (esquizofrenia, bipolaridade, depressão), privação do sono ou fadiga extrema, abandono ou falha no tratamento, histórico de trauma ou abuso.
A iniciativa busca conscientizar que o manejo da crise em saúde mental exige, mais do que técnica, a escuta, empatia e preparo. “É muito importante aprender a abordar uma pessoa nessa situação, estar em sintonia com as equipes, usar as técnicas mais apropriadas para cada momento. Nosso objetivo é buscar a excelência, sempre preservando a vida, com um olhar mais humano, muitas das dores estão ali silenciosas, pedindo acolhimento”, enfatiza Luciano da Silva Costa, enfermeiro e instrutor do Núcleo de Educação em Urgência (NEU).
Participaram do evento profissionais, dos municípios de Anita Garibaldi, Urubici, Vargem, Rio Rufino, São José do Cerrito, Bocaina do Sul e Lages. A parceria entre as instituições que prestam serviço de emergência, garantem um atendimento eficiente, seja através da comunicação calma, clara e empática até a contenção física ou química.